sexta-feira, 28 de outubro de 2011

BBC
1

Projeto de lei propõe visto para imigrantes que compram casa nos EUA

Senadores creem que medida estimularia mercado imobiliário, mas críticos não veem benefícios.




Casa à venda nos EUA (Foto: AP)Casa em construção nos EUA (Foto: AP)
Dois senadores americanos criaram um projeto de lei para conceder vistos de três anos a estrangeiros que invistam mais de US$ 500 mil em propriedades. O projeto pretende aproveitar um momento em que novos ricos dos países emergentes procuram formas de investimento para as suas fortunas.
Comprar uma casa nos Estados Unidos é uma de diversas opções de investimento. Graças aos compradores estrangeiros, cidades como Miami e Los Angeles têm escapado da crise provocada pela execução de hipotecas imobiliárias nos Estados Unidos.
A contribuição estrangeira pode funcionar como um impulso para o país em tempos de dificuldade econômica.
No período de 12 meses que se encerrou em março, os estrangeiros compraram casas no valor de US$ 82 bilhões - 24% a mais do que no período anterior, segundo dados da Associação Nacional de Agentes Imobiliários (NAR, na sigla em inglês).
Este dinheiro é semelhante ao valor aportado pelo governo americano em 2009 para incentivar o setor automotivo do país, que enfrentava uma crise.
Canadenses, chineses, britânicos e mexicanos são, nesta ordem, os principais investidores em residências nos Estados Unidos, segundo a NAR. A associação disse também que cresceu o número de brasileiros, argentinos e colombianos comprando casas no país.
"Sem eles, a recuperação do mercado em Miami teria sido muito mais lenta", disse à BBC Mercedes Guinot, uma agente imobiliária da cidade. Um em cada quatro compradores de casas no sul da Flórida é estrangeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário