sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Pedida a beatificação da princesa Isabel

Princesa Isabel - Dom Orani João Tempesta pede beatificação da monarca
O arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, acaba de receber o pedido formal de abertura do processo de bem-aventurança e beatificação da princesa Isabel junto ao Vaticano.
No texto, assinado por simpatizantes da volta da monarquia, a justificativa maior é a assinatura da Lei Áurea, de 1888, que aboliu a escravidão no Brasil, e as dificuldades que ela teria passado no exílio depois da Proclamação da República, em 1889.
D. Orani prometeu levar o caso à arquidiocese de Paris, uma vez que a princesa morreu na França, há exatos 90 anos. Será constituída uma comissão, comandada pelo monge beneditino d. Robeto Lopes, para dar início aos estudos e às pesquisas sobre a vida de Isabel. Os requisitos para que o Papa beatifique uma pessoa são basicamente três: provas de virtude em grau heróico, santidade popular e um milagre. A igreja, portanto, investigará testemunhos de pessoas que dizem ter sido curadas por orações feita à filha de d. Pedro II, reivindicação antiga de grupos pró-monarquia
.

Taxa de desemprego na Espanha sobe para 21,5% no 3º trimestre

No segundo trimestre, a taxa ficara 20,89%.
Total de desempregados alcançou 4,97 milhões no período.




A taxa de desemprego na Espanha atingiu 21,5% da população economicamente ativa do país no terceiro trimestre deste ano, apesar da agitada temporada de verão para o turismo local. No segundo trimestre, a taxa ficara 20,89%.
Pessoas fazem fila para entrar em centrais de emprego em Sevilha (Foto: AFP)Pessoas fazem fila para entrar em centrais de emprego em Sevilha (Foto: AFP)
Quase 147 mil vagas de trabalho foram eliminadas entre os dois trimestres e o total de desempregados alcançou 4.978.300, a maior cifra desde 1996.
De acordo com o Instituto Nacional de Estatísticas (INE), os setores de construção civil e serviços foram os que registraram o maior aumento do desemprego. Além disso, segundo o INE, há forte discrepância dentro do país; enquanto a taxa de desemprego na região de Navarra, ao norte, é de 11,7%, na Andaluzia, ao sul, ela chega a 30,9%.
BBC
1

Projeto de lei propõe visto para imigrantes que compram casa nos EUA

Senadores creem que medida estimularia mercado imobiliário, mas críticos não veem benefícios.




Casa à venda nos EUA (Foto: AP)Casa em construção nos EUA (Foto: AP)
Dois senadores americanos criaram um projeto de lei para conceder vistos de três anos a estrangeiros que invistam mais de US$ 500 mil em propriedades. O projeto pretende aproveitar um momento em que novos ricos dos países emergentes procuram formas de investimento para as suas fortunas.
Comprar uma casa nos Estados Unidos é uma de diversas opções de investimento. Graças aos compradores estrangeiros, cidades como Miami e Los Angeles têm escapado da crise provocada pela execução de hipotecas imobiliárias nos Estados Unidos.
A contribuição estrangeira pode funcionar como um impulso para o país em tempos de dificuldade econômica.
No período de 12 meses que se encerrou em março, os estrangeiros compraram casas no valor de US$ 82 bilhões - 24% a mais do que no período anterior, segundo dados da Associação Nacional de Agentes Imobiliários (NAR, na sigla em inglês).
Este dinheiro é semelhante ao valor aportado pelo governo americano em 2009 para incentivar o setor automotivo do país, que enfrentava uma crise.
Canadenses, chineses, britânicos e mexicanos são, nesta ordem, os principais investidores em residências nos Estados Unidos, segundo a NAR. A associação disse também que cresceu o número de brasileiros, argentinos e colombianos comprando casas no país.
"Sem eles, a recuperação do mercado em Miami teria sido muito mais lenta", disse à BBC Mercedes Guinot, uma agente imobiliária da cidade. Um em cada quatro compradores de casas no sul da Flórida é estrangeiro.

Testes do Enem foram reproduzidos por professores, diz Haddad

Professores recomendaram não divulgar cadernos, diz ministro.
MPF do Ceará pediu a anulação do exame.


Do G1, em São Paulo







O ministro da Educação, Fernando Haddad, disse que o governo tem a convicção de que dois dos 36 cadernos de pré-teste do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram reproduzidos e distribuídos aos alunos pelos professores do Colégio Christus, em Fortaleza.
"Os professores recomendavam aos próprios estudantes a não divulgação desses cadernos, porque as questões ali contidas, provavelmente algumas delas cairiam na prova", afirma Haddad.
A direção do colégio não quis se manifestar sobre as declarações do ministro.
Segundo ele, a busca de igualdade de condições é o pilar do Enem. "O Enem tem de garantir isso, seja quando o estudante é prejudicado por uma ação na qual ele não deu causa, seja quando é favorecido. Não se trata de punição, mas de busca de igualdade de condições. Nós vamos chegar aos responsáveis por isto rapidamente e vamos exigir uma resposta da Justiça", diz o ministro.
O Ministério da Educação confirmou nesta quinta-feira (27) que as questões do Enem que vazaram estavam no pré-teste aplicado no Colégio Christus, em Fortaleza, em outubro de 2010.
O Ministério Público Federal do Ceará (MPF-CE) entrou na tarde desta quinta com uma ação civil pública que pede a anulação da prova do Enem em todo o Brasil, ou então solicitando a anulação de 14 questões iguais às do exame divulgadas em material do Colégio Christus, dias antes da prova realizada no último fim de semana.
Na ação, o procurador federal no Ceará, Oscar Costa Filho, pediu ainda a suspensão da medida do Ministério da Educação (MEC) que anula o Enem para 639 alunos do Colégio Christus. A ação civil pública foi protocolada no fim desta tarde na Justiça Federal no Ceará.

Milton Neves diz na Band que foi um caicoense que trouxe a primeira bola de futebol para o Brasil

Que ele é folclórico, espalhafatoso, às vezes cheio de invenções, isso agente não pode negar. Agora que o nobre advogado Revil Alves consegue umas coisas inacreditáveis, isso também é uma verdade.
Dias atrás o velho Revil havia presenteou o apresentador da Band TV, Milton Neves, com uma camisa do Caicó e outra do Corintians, ambas equipes caicoenses. Pois não é que na noite de domingo passado na apresentação do Terceiro Tempo, Miltão apareceu com uma camisa da raposa do Seridó (Caicó) e outra do galo (Corintians) mostrando e falando da nossa cidade para todo o Brasil!!!
Ele ainda foi mais longe e confirmou que a primeira bola de futebol chegada no nosso país foi trazida pelo caicoense Gorgônio de França. Informação repassada a ele pelo Advogado Revil.
Milton Neves esteve em Natal recebendo o título de cidadão.
Será verdade?

MPF denuncia Marcos Valério e esposa por lavagem de dinheiro

O Ministério Público Federal (MPF) em Belo Horizonte denunciou, nesta sexta-feira (28), Marcos Valério (foto) e a mulher dele por lavagem de dinheiro. Entre setembro e novembro de 2005, o Conselho Administrativo de Atividades Financeiras (COAF) registrou movimentações de dinheiro e contas de titularidade atípicas em nome da esposa de Valério e de uma empresa, que tem como sócios administrados os acusados. De acordo com o MPF, após investigações, foi feito o pedido de quebra do sigilo bancário dela e da companhia.
O MPF também informou que os recursos movimentados pelos denunciados tinham origem em contas que operaram o esquema do “mensalão”, operação de compra de apoio político do qual Valério é suspeito.
De acordo com o MPF, grande parte dos valores originou-se de depósitos em contas mantidas no Banco Rural e no Banco do Brasil. Ainda segundo a denúncia do ministério, as contas eram utilizadas para praticar os crimes financeiros do “mensalão”. O MPF também informou que, em depoimento, a mulher de Marcos Valério afirmou que o marido era o único responsável pela movimentação das contas.
Do G1
"Nascemos para cantar juntos", diz Zezé di Camargo

Zezé di Camargo deixou o hospital onde o irmão Luciano está internado (Foto: Vinicius Sgarbe/G1)
Zezé di Camargo deixou o hospital onde o irmão Luciano está internado (Foto: Vinicius Sgarbe/G1)
“Meu irmão está bem e nós nascemos para cantar juntos” disse o cantor Zezé di Camargo na saída do Hospital Santa Cruz, em Curitiba, onde Luciano que está internado. Ele deixou o hospital por volta das 17h55 desta sexta-feira (28). “Nós somos os dois filhos de Francisco”, complementou. Durante a declaração, de dentro do carro, Zezé deu a entender que a dupla não teve fim. “Se o Luciano não quiser mais cantar comigo, eu vou atrás dele aonde for”. Zezé di Camargo faz show a partir das 21h no Teatro Guaíra, na capital paranaense. A organização confirmou a apresentação solo do cantor.
Internação na manhã desta sexta 
Luciano deu entrada no centro médico às 9h de sexta. Segundo o médico Hipólito Carraro Junior, por causa de uma alteração no nível de potássio, provocada pelo uso de diuréticos. Ele chegou ao hospital assustado e com o coração batendo rápido. Quando ele chegou ao hospital, o índice de potássio no sangue estava baixo. E, “isso pode causar uma parada cardíaca”, explicou o médico. “É pouco provável que ele tenha alta hoje”, informou o médico em entrevista coletiva. O cantor sentiu um desconforto e não teria dormido bem durante a noite, por isso foi buscar atendimento pela manhã.
Veja a íntegra do boletim médico:
“O Luciano foi admitido neste Hospital as 09h00 AM de hoje, após desconforto decorrente de hipocalemia aguda. Essa redução do potássio no sangue foi decorrente do uso recente de diurético usado para controle de inchaço nos braços e pernas, que o Luciano já apresentava principalmente nesse período do ano, quando realiza mais shows. Alterações do potássio podem levar à parada cardíaca e assim optamos por manter o Luciano sob observação na UTI, enquanto corrigimos essa alteração. No momento ele está bem, dormindo após o susto.”
 Luciano chegou na recepção caminhando, com um boné na cabeça e chegou a tirar fotos com pessoas que estavam lá. Depois disso, entrou para ser atendido, informou a assessoria do hospital.

Após prisão de estudantes que portavam maconha, polícia e universitários entram em confronto

Prisão de três estudantes por porte de maconha deu início ao confronto. Estudantes decidiram em assembleia ocupar prédio de administração da universidade

AE

Foto: AE
Alunos e policias entram em confronto na Cidade Universitária após prisão de estudante
Dezenas de estudantes invadiram, no final da noite de quinta-feira (27), o prédio da administração da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), na Universidade de São Paulo (USP), na zona oeste da capital. Eles alegam que foi uma demonstração de repúdio à ação da Polícia Militar, que, horas antes, prendeu três alunos que portavam maconha, gerando com isso um quebra-quebra e confronto entre cerca de 300 universitários e PMs.
Uma viatura policial foi danificada. Alguns dos cerca de 100 alunos que tomaram o prédio afirmaram que a invasão também foi motivada pelo descontentamento em relação à gestão de João Grandino Rodas, atual reitor da USP. O ato, segundo os estudantes, foi decidida em uma a assembleia logo após o confronto.
Como nesta sexta-feira é Dia do Funcionário Público e a próxima quarta será Feriado de Finados, muitos alunos faltam para viajar para cidades do interior onde moram. Com isso, vários estudantes votaram contra a invasão, por considerá-la de pouca repercussão neste momento.
Diversos alunos que ocupam o prédio da FFLCH foram vistos segurando latinhas de cerveja. Uma viatura da Guarda Universitária às 2h30 estava estacionada em frente ao prédio ocupado. Barricadas, feitas de blocos de cimento, bloqueavam as duas entradas do prédio.

Quando “democracia” é fumar um baseado

Estudantes universitários irritados com uma ação da PM contra três colegas que fumavam maconha na USP, na noite desta quinta-feira (28), depredaram carros da polícia e invadiram o prédio da administração da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. A reação foi liderada por integrantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE), com a ajuda do Sindicato dos Funcionários da USP. O episódio mostra o quanto de cinismo se instalou no chamado “movimento estudantil”.
Fumar maconha é contra a lei, e a polícia tentou simplesmente cumprir o seu dever. Mas a inversão moral que se está operando no meio universitário quer imputar crime à PM, e não aos usuários de droga. O argumento central dessa inversão é a memória da atuação da Polícia Militar durante a ditadura, quando a corporação cometeu todo tipo de barbaridade contra os dissidentes do regime militar – e o meio universitário foi vítima particularmente preferencial da ação daqueles gorilas.
Mas os tempos obviamente são outros. Vivemos sob regime democrático há mais de 20 anos. A despeito de ainda haver tortura em delegacias e arbitrariedades cometidas por policiais, não dá para comparar a atual PM com a que serviu de pilar da ditadura.
Ademais, a violência no campus da USP é uma realidade inescapável. Estupros, assaltos e até assassinatos tornaram a vida dos estudantes um terror. A PM, mantida fora da universidade por conta de seu passado, foi chamada para reforçar a segurança, que era feita por agentes particulares desarmados. A necessidade da presença da PM no campus era óbvia demais para ser objeto de discussão – afinal, quantos alunos mais teriam de ser mortos, estuprados e assaltados até que alguém resolvesse deixar os pruridos ideológicos de lado e pedir socorro à cavalaria?
Ao “movimento estudantil”, no entanto, interessa alimentar a imagem de que o campus universitário público é um território “sagrado”, fora da jurisdição do Estado que o financia e que tem o dever legal de regulá-lo. O objetivo disso é transformar o campus em “território livre”, no qual contravenções como fumar maconha e ocupar prédios públicos são travestidas de “exercício de democracia”.
Para perceber o absurdo da situação, nem é preciso entrar no mérito do consumo de drogas em si – afinal, todo aluno medianamente bem informado sabe muito bem que o pagamento pelo “inocente baseado” ajuda a financiar narcotraficantes que, no limite, ameaçam a própria democracia que esses alunos dizem defender, por meio de máfias instaladas no Estado.
Obviamente a experiência estudantil não pode se resumir a entrar em sala de aula e frequentar bibliotecas – pequenas transgressões também fazem parte do crescimento intelectual dos cidadãos, e o ambiente universitário é ideal para isso. No entanto, esses mesmos alunos têm de saber que, num Estado democrático de direito, existem leis e que a polícia, responsável pela segurança e a integridade de toda a coletividade, tem o dever de fazê-las respeitar. Colocar-se acima da lei, como quer esse “movimento estudantil” em nome de uma suposta “luta pela liberdade”, é criar enclaves de privilégio inaceitáveis na sociedade.

Estadão

domingo, 23 de outubro de 2011


Enem termina com média de 26,4% de abstenção
atrasado Enem Cuiabá (Foto: Ericksen Vital/G1)
Candidato chegou atrasado para a prova do Enem em Cuiabá (Foto: Ericksen Vital/G1)O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011 registrou um índice de abstenção média de 26,4%, segundo dados divulgados neste domingo (23), ou seja, o número de candidatos inscritos não apareceram para fazer as provas supera a marca de 1,4 milhão. Mais de 5,3 milhões se inscreveram para o exame. No ano passado, o índice de abstenção registrado nos dois dias de Enem foi de 28% para 4,6 milhões de inscritos, que dá um total de mais de 1,2 milhão de ausentes.
Ainda segundo o Inep, a abstenção deste domingo foi de 27,6%; a do sábado de 25,2%. Neste domingo foram aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias e de matemática e suas tecnologias, além da redação.  O Distrito Federal teve o maior índice de abstenção neste domingo com 34,12%. Em seguida aparecem Amazonas (32,86%), Roraima (32,43%) e Bahia (32,41%). Os menores índices foram no Piauí (21,41%), Santa Catarina (22,41%) e Acre (22,78%).
candidata chora atrasada SP (Foto: Alex Silva/AE)

Candidata chora ao chegar atrasada para a prova do Enem em São Paulo (Foto: Alex Silva/AE)
Três candidatos foram eliminados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (23) por usarem o Twitter, pelo celular, durante as provas. Segundo o MEC, os estudantes são das cidades de Salvador (BA), São José dos Pinhais (PR) e Parauapebas (PA). Eles foram desclassificados do exame.
Enem terá duas edições em 2012A próxima edição do Enem será realizada nos dias 28 e 29 de abril de 2012. No ano que vem, pela primeira vez o Inep vai fazer duas edições anuais. A segunda edição será provavelmente em outubro, em data a ser anunciada.

Ventilador cai do teto e fere candidata do Enem em Teresina/PI
Um ventilador caiu do teto e feriu uma candidata provocando cortes na cabeça e no braço. Foto: Yala Sena/Especial para Terra
Um ventilador caiu do teto e feriu uma candidata provocando cortes na cabeça e no braço
Uma estudante saiu ferida hoje à tarde quando fazia as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em Teresina, Piauí. Um ventilador caiu do teto e feriu a candidata provocando cortes na cabeça e no braço. O acidente ocorreu na Unidade Escolar Edgar Tito, no bairro Alto Alegre, zona Norte da capital piauiense. A aluna Eliane Rocha Viana Neves, 34 anos, foi socorrida pelos candidatos da sala e depois pela ambulância do Samu que a levou para o Hospital do Buenos Aires. Segundo o boletim médico, a candidata levou quatro pontos na cabeça e lesões no braço direito.
Consciente, a candidata revelou que estava respondendo a questão de número 31 quando sentiu o impacto do ventilador. “Pensei que o teto estava caindo, sai correndo e quando vi o sangue fiquei apavorada”, conta Eliane Neves, que estava tentando uma vaga para o curso de História. Ela que parou de estudar em 2006 disse que voltou para sala de aula para dar exemplos aos quatro filhos. A candidata disse que estava triste, pois estava tentando realizar o seu grande sonho. A família de Eliane Neves estuda acionar juridicamente o Estado e reivindicar que o MEC aplique nova prova para a candidata piauiense. No Piauí, mais de 117 mil candidatos se inscrevem para as provas do Enem deste ano. Como Teresina não foi incluída no horário de verão, muitos alunos se atrapalharam na hora do fechamento dos portões.

Forte terremoto deixa mortos, feridos e derruba prédios no leste da Turquia



O forte terremoto que atingiu o leste daTurquia neste domingo (23) já matou  138 pessoas, segundo o premiê Recep Tayyip Erdogan, durante visita à região.
As mortes ocorreram na província de Van, nas cidades de Van (93) e de Ercis (45). Mais de 350 pessoas ficaram feridas.
O número de vítimas deve aumentar, segundo o centro de gerenciamento de crises da província. Há entre 300 e 400 pessoas desaparecidas.
O abalo pode ter matado entre 500 e 1.000 pessoas, informou mais cedo o Observatório Kandilli, da Universidade do Bósforo, de Istambul, que monitora atividades sísmicas no país.
O acesso às montanhosas regiões afetadas é difícil e dificulta os trabalhos de resgate e a circulação de informações, segundo o governo.
rcis, cidade de 75 mil moradores, foi a mais afetada, segundo a TV estatal. Ela fica sobre a chamada Falha de Ercis, região bastante propensa a tremores.
Magnitude 7,3
O abalo ocorreu próximo a Tabanli, a 19 quilômetros a nordeste da cidade de Van, capital da província de mesmo nome, perto da fronteira com o Irã.
Segundo o Serviço Geológico dos EUA, o tremor teve magnitude 7,3 e localizou-se a uma profundidade de 95,4 quilômetros, às 13h41 locais (8h41 de Brasília).
As autoridades locais afirmaram que a magnitude foi de 6,6, segundo a TV privada NTV.
O vice-premiê Besir Atalay afirmou que dez prédios caíram em Van e entre 25 e 30 caíram em Ercis.
A Anatolia também relatou que houve pelo menos 20 réplicas.
O Serviço Geológico dos EUA registrou pelo menos duas fortes réplicas, de magnitude 5,6, outra de 5,1 e outra de 6, além de menores.
A TV mostrou imagens de prédio e carros destruídos, atingido por escombros, e moradores em pânico caminhando pelas ruas.
O prefeito de Van, Bekir Kaya, fez um chamado para que as pessoas mantenham a tranquilidade.
Feridos são retirados de prédios em escombros na cidade de Van após o terremoto deste domingo (23) (Foto: Reuters)Feridos são retirados de prédios em escombros na cidade de Van após o terremoto deste domingo (23) (Foto: Reuters)
Havia congestionamentos, por conta dos moradores que tentavam deixar a  cidade de carro.